domingo, 1 de maio de 2011

Parto e bebê prematuro

O que é um parto prematuro?

O parto prematuro é aquele que acontece pelo menos 3 semanas antes da data normal. Parto prematuro é principal causa de morte entre bebês recém-nascidos. O nascimento prematuro também é um sério risco à saúde para o bebê. Alguns bebês prematuros precisam de cuidados especiais e podem passar semanas ou meses hospitalizados na UTI neonatal.



Que problemas de saúde o bebê prematuro pode ter?

Os bebês prematuros que sobrevivem podem ter problemas de saúde que os acompanham pela vida, como:
* Problemas intelectuais.
* Paralisia cerebral.
* Problemas respiratórios.
* Perda de audição e visão.
* Problemas digestivos e de alimentação.

Embora quanto mais precoce seja o parto, mais severos tentem ser os problemas de saúde, até bebês nascidos apenas algumas semanas mais cedo podem ter mais problemas do que os que nasceram com o período de gestação normal. Por exemplo, um bebê nascido com 35 semanas tem mais probabilidade de ter icterícia e problemas respiratórios, além de maiores estadas em hospital.

Sinais de alerta do parto prematuro

Algumas vezes o médico decide fazer o parto mais cedo por causa de preocupações com a saúde da mãe ou do bebê, uma vez que, apesar dos problemas associados ao parto prematuro, essa pode ser algumas vezes opção mais segura. Porém, na maioria dos casos, o parto prematuro vem inesperadamente. Os sinais de alerta para um parto prematuro são:
* Contrações no abdômen a coxas a cada 10 minutos ou mais freqüentemente.
* Alterações nas secreções vaginas (fluido vazando ou sangramento na vagina).
* Pressão pélvica, sensação de que o bebê está pressionando para baixo.
* Costas doloridas.
* Cólicas como na menstruação.
* Cólicas abdominais com ou sem diarréia.

Fatores de risco para o parto prematuro

Há alguns fatores de risco para o parto prematuro. Porém, mesmo se a mulher fizer "tudo certo" durante a gravidez, ainda assim pode ter um bebê prematuro. Os fatores de risco conhecidos para o parto prematuro são:
* Carregar mais de um bebê (gêmeos, trigêmeos, etc).
* Ter tido um parto prematuro anteriormente.
* Problemas de saúde crônicos como pressão alta, diabetes e desordens de coagulação.
* Certas infecções durante a gravidez.
* Fumo, uso de álcool e drogas.

O parto prematuro pode acontecer a qualquer uma e muitas mulheres têm bebê prematuro sem nenhum fator de risco. Há algumas coisas que a mulher pode fazer para melhorar sua própria saúde e diminuir o risco de ter um bebê prematuro, como:
* Largar o fumo, álcool e drogas.
* Fazer check-up médico antes da gravidez.
* Trabalhar com seu médico para controlar doenças como pressão alta e diabetes.
* Ter cuidados pré-natais cedo, assim que achar que está grávida, e através da gravidez.
* Discutir as preocupações durante a gravidez com o médico e procurar atenção médica em caso de qualquer sinal ou sintoma de parto prematuro.

O nascimento é um processo complexo e maravilhoso. Afortunadamente, a maioria das mulheres têm a gestação normal e bebê saudável. Ainda é necessário mais pesquisa para entender os fatores de risco para o parto prematuro relacionados ao histórico familiar, genética, estilo de vida e ambiente


Minha filha foi um bebê prematuro,e ao ir à uma consulta ao médico descobrimos que ela tem problemas respiratórios devido as condições do parto,por isso resolvi postar algumas pesquisas que tenho feito desde então.Para saber como lidar com esses pequenos problemas,e ter uma noção do que esta acontecendo com minha filha.
Um parto prematuro como foi o dela,gera muitas dúvidas e medos,apesar dela não ter ficado muito tempo na UTI neonatal.Ela nasceu com 1.700 kg,39 cm,com 31 semanas de gestação,os motivos foram varios para esse parto ter acontecido,mas,o mais importante é que ela esta aqui comigo e bem de saúde!
O que passou,passou e jamais volta!

"Eu sou um milagre da vida
Milagre da criação.
Com deus sim eu quero crescer,
Pois ele quem me fez nascer.!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário